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O que é SEO e como pode beneficiar o seu negócio?

SEO o que é e como utilizar

SEO é um processo constante e a sua prática adapta-se continuamente ás mudanças dos algoritmos dos motores de busca.

O que é SEO?

O termo SEO (Search Engine Marketing Optimization) refere-se ao trabalho de entender os algoritmos em constante mutação dos motores de busca, e de continuamente otimizar o seu website de modo a melhorar a posição que ele exibe nos resultados de pesquisa “orgânicos” em sites como o Google ou o Bing.

O que não é SEO?

Não é um garante de posicionamento em primeiro lugar em determinado nicho, pois não existe uma fórmula mágica matemática para tal.  SEO também não é uma estratégia para enganar os motores de busca, embora haja quem o tente fazer, mas os riscos envolvidos, nomeadamente a depreciação do Page Rank e mesmo a não apresentação do site nas  SERP’s, são muito maiores que os benefícios temporários que dai possam advir.

 

Como regra geral, os sites que aparecem mais acima nos resultados recebem mais tráfego para suas páginas e, portanto, potencialmente mais negócios. O seu objetivo é chegar à primeira página e, idealmente, posicionar-se em primeiro lugar, mas isso depende em grande parte do mercado em que você está a operar. Se você estiver no mercado dos smartphones ou das viagens por exemplo, estará a travar uma batalha perdida a menos que você tenha um orçamento considerável para gastar, isto porque há grandes players no mercado. No entanto, se o seu produto ou serviço for de nicho ou estiver restrito a uma área geográfica definida, você já tem uma ótima hipótese de, pelo menos, chegar à primeira página, se for paciente e seguir estes princípios básicos:

Conteúdo rico em palavras-chave
Uma das principais ferramentas que os motores de pesquisa como o Google e Bing utilizam para determinar as suas classificações são as spiders “aranhas” ou crawlers “rastejantes”. Uma aranha é uma peça de software que varre a web de forma metódica e automatizada. Elas navegam pelo seu site (e todos os outros) para identificar o que está escrito no código das suas paginas, juntamente com coisas como o uso de palavras-chave e frases. Esses dados são usados ​​para determinar a relevância do seu site quando alguém digita uma palavra-chave ou frase no Google, Bing, Yahoo ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa.

Sabendo isto, você deve considerar os hábitos de pesquisa do seu público-alvo e garantir que os termos que eles possam usar para encontrar seu negócio estejam refletidos no texto das suas páginas. Por exemplo, se você oferecer serviços de fisioterapia, o conteúdo do seu site deve incluir palavras ou frases que as pessoas podem procurar, como “massagem”, ou problemas específicos como “dor nas costas”. Lembre-se de que imagens e videos não são lidas pelas spiders, embora o texto alternativo e as descrições associadas às imagens sim. Reveja a configuração do seu site tendo isto em mente.

Uma ferramenta gratuita útil para identificar as suas palavras-chave é a ferramenta de palavras-chave do Google AdWords. Ela foi projetada para ajudar os potenciais anunciantes a identificar as palavras-chave mais relevantes para o mercado escolhido, mas também é muito útil ao escrever a copy (os textos) para o seu site.

Depois de identificar as suas palavras-chave, certifique-se de que elas aparecem no corpo das suas páginas, bem como nos metadados da sua página, que são dados invisíveis ao publico, mas que fornecem informações básicas sobre a sua página. Isso pode ser feito sozinho, com um pouco de conhecimento de HTML e acesso ao seu servidor, ou por um profissional qualificado para resultados melhores e mais rápidos.

Vinculação – Link building
O PageRank é um número de avaliação de 1 a 10 que é dado ao seu site com base nos links de entrada e de saída, e ajuda os motores de busca a verificar o quão confiável é o seu site. A ligação entre sites permite que o “link juice” (qualidade do link) seja atribuído, ou seja, se seu site estiver vinculado a um site com um bom PageRank, essa qualidade de link será transferida para o seu site, melhorando sua classificação.

Apesar de geralmente não conseguir controlar os links de entrada para o seu site (e o Google desaprova as quintas de links e outras formas artificiais de ligação), existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar o seu resultado de PageRank. Certifique-se de que seu site está vinculado ao seu conteúdo de redes sociais, principalmente no Google+, e tente aparecer em listagens de diretórios abertos gratuitos, como as páginas amarelas e similares, ou organismos profissionais associados ao seu mercado.

A arquitetura de links externos e internos é crucial. Onde quer que você mencione um outro site ou fonte, certifique-se de que essas menções incluem uma referência e um hiperlink. Quanto aos links internos, pode plantar no seu conteudo links para outro conteudo dentro do seu proprio site, o que aumentará o tempo que as aranhas aí passam. Reveja a sua estrutura de menus e insira um rodapé de links rápidos, para garantir que cada página do seu site tenha um link para todas as outras páginas.

Para determinar o PageRank do seu site, pode baixar um plugin, como o Status do PageRank para o Google Chrome.

Faça actualizações com frequencia
A frequência com que as aranhas do mecanismo de pesquisa rastreiam o seu site é determinada em parte pela frequência com que o conteúdo das suas páginas é alterado. Assim, é benéfico criar uma tarefa mensal para alterar texto, imagens ou adicionar ou remover páginas, para garantir que seu conteúdo seja atualizado regularmente.

Paralelamente, configure um blog no seu site e dedique tempo a cada dia (ou semana) para escrever ou “curar” algum conteúdo relevante para o seu mercado-alvo. Isto pode parecer desgastante e assustador, mas uma vez criado o hábito torna-se fácil e não deve demorar mais de meia hora por dia. Para material de referência – que sempre deve ser creditado – use os Alertas do Google para se manter atualizado acerca de conteúdo online que corresponde às suas palavras-chave.

Atualização de SEO
Os algoritmos utilizados pelo Google e pela Microsoft para determinar a ordem dos resultados estão sujeitos a ajustes e melhorias à medida que tentam fornecer resultados de busca cada vez mais precisos. Como resultado, o SEO é uma “ciencia” em constante evolução e tem de se estar atualizado, para continuar a obter os melhores resultados, sendo que é improvável que os princípios básicos aqui apresentados mudem pois são basilares e fundamentais.

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